REVIEW: Bateria de Lítio LiFePo4 304ah – GLOBAL

Se há uma tecnologia necessária para o futuro da humanidade e que é de vital importância pela busca da autonomia dos veículos de recreação é a bateria. O equipamento de acumulação de energia elétrica tem como características históricas o alto custo, a relativa pouca capacidade de reservação e uma vida útil muito pequena que pode ser diminuída pelo uso severo. Diante de tanto avanço da tecnologia das coisas, é verdade que a das baterias foi a que menos avançou, porém há pouco tempo uma verdadeira revolução neste universo chegou: A Bateria de Lílio. O MaCamp busca trazer a experiência com diversos produtos e com a bateria não é diferente. A GLOBAL, fabricante chinesa e com venda estabelecida no Brasil fez questão de nos enviar uma unidade de seu modelo de 280Ah.

AS BATERIAS DE LÍTIO: Muito chamada de “LIFE-PO4”, dá até uma impressão de vermos o termo “life” na denominação. Na verdade são as siglas dos elementos químicos Li (Lítio), Fe (Ferro) e PO4 (Fosfato). Portanto, composta de fosfato de ferro e lítio, vem caracterizar uma das mais seguras composições baseadas no lítio. Para completar o ciclo de materiais da bateria, temos os elementos como o Grafite e os sais de lítio dissolvidos em solventes orgânicos. Na maioria das vezes as baterias é composta pelas chamadas “células”  encapsuladas de 3,2Volts que são associadas em série para resultar na tensão desejada. Apesar da tecnologia ser muito superior no quesito “vida útil”, é necessário que se tenha muito cuidado com o controle das cargas destas células e por isso é muito comum o uso de um circuito processado que monitore e controle todo o processo de carga e descarga deste conjunto – O BMS. Em comparação com as baterias de chumbo-ácido, as LiFePO4 ganham nos quesitos “durabilidade”, “profundidade de descarga”, “Velocidade de carga” e “peso”. Atualmente, perdem apenas para a antiga rival no quesito “custo”, o que pode já ser hoje relativizado diante de sua durabilidade.

Publicidade:

BATERIAS DE CHUMBO-ÁCIDO: Até “ontem” as opções para uso em veículos de recreação eram as baterias tradicionais de chumbo-ácido. O máximo de escolha que tínhamos era entre a padrão “veicular” e as “estacionárias”, mas ambas com poucas diferenças em performance, mas com grandes características desvantajosas. A primeira é o peso. Uma bateria de 220Ah estacionária por exemplo pesa 67 quilos, além de suas dimensões grandes. Outra questão é a chamada profundidade de descarga, que na prática, se quisermos uma bateria que tenha uma durabilidade maior de vida útil, não devemos utilizar mais do que 1/5 da sua capacidade. Isto quer dizer que uma bateria de 220Ah na verdade nos serve de apenas de 44Ah. Como isto é praticamente impossível no uso embarcado, a descarga profunda provoca mais uma das desvantagens da tecnologia que é a perda de durabilidade. Nossa última bateria estacionária não passou de 2,5 ano de uso e já “morreu”. Além das descargas profundas durante os pernoites nas estradas, também passa períodos de ociosidade, que mesmo sendo guardada carregada, sofre com esta causa e outras como excesso de frio, calor e etc. A única vantagem que este tipo de bateria possui sobre as de lítio é mesmo o preço.

 

SOBRE A GLOBAL: A GLOBALBAT iniciou em 2009 com baterias seladas e acumuladores e operando exclusivamente com fabricantes internacionais certificados ISO9001, CE e UL. Agora modernizada e atendendo a tecnologia LÍTIO, comercializa baterias e acessórios complementares para as mais variadas aplicações, tais como: veículos elétricos, bikes e scooter elétricas, skates, UPS (No-Breaks), centrais de alarmes, iluminação de emergência, sistemas de armazenamento de energia solar e eólica, telecomunicações, brinquedos, equipamentos médico-hospitalar, barcos, veículos, scooters e bicicletas elétricas, entre outras. Em 2024 em plena Expo Motorhome fez questão de nos ceder uma LIFE-PO4 de 304Ah para Review, na qual ficou em exposição em nosso estande juntamente com uma geladeira automotiva.

UNBOXING: A bateria chegou em nossas mãos diretamente na feira, já que a GLOBAL estava lá em exposição. Bem embalada em caixa grossa de papelão, se revelou bem bonitona com seu display colorido. Dentro da caixa, acompanhavam os parafusos para a fixação dos cabos que vieram em um saquinho separado.

INSTALAÇÃO: Nosso uso da bateria foi na instalação no trailer, no lugar da segunda bateria dele, que antigamente era da chumbo-ácido de 240Ah. Só aí já aliviamos 31kg de peso no trailer, sendo que a capacidade nominal aumentou de 48Ah (20% recomendados pela fabricante) para 243Ah (80% recomendado pro Lítio), ou seja, 5X mais na prática. Nossa opção de ter duas baterias no trailer se dá pela preparação para viagens e estadas totalmente desplugadas. Já que nosso equipamento é pequeno e não comporta muitas placas solares, optamos há anos atrás termos dois ramais de acumuladores. Um principal alimenta todo o trailer com iluminação, bomba d’água, eletrônicos e etc. Já a segunda fica dedicada à geladeira, que é o equipamento que mais consome. Desta forma, em um acampamento totalmente off-grid, teremos energia de sobra para todos os equipamentos comuns na primeira bateria e a geladeira plugada na segunda que estará sendo auxiliada pelas placas solares. Desta forma, além de possuirmos um “backup” caso uma delas se acabe, ainda teremos longevidade e exclusividade no funcionamento.

A instalação foi muito simples. Mais trabalhoso foi retirar e (finalmente) se livrar da bateria anterior que pesava mais de 60kg e ocupava 1/3 do baú do trailer. Com o espaço liberado foi fácil ocupar parte dele com a Nova Lítio da GLOBAL e fazer a ligação com os mesmos bornes. Um detalhe também muito favorável é que as baterias de Lítio não liberam gases tóxicos como as de chumbo e por isso pudemos remover também toda a câmara de isolamento que havíamos fabricado anteriormente.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: O que mais nos agradou na GLOBAL foi o design do Display completo e principalmente a possibilidade de monitoramento por APP via celular. É fato que não havia acompanhando a bateria as informações de qual APP usar, sendo informado diretamente com o pessoal da Global. Até agora esta também é a bateria de Lítio de maior capacidade que já recebemos para Review e, quem viaja de veículo de recreação sabe que quanto maior a capacidade, maior o conforto e sensação de segurança temos na estrada.

PROFUNDIDADE DE DESCARGA: Engana-se quem pensa que as baterias de lítio podem ser descarregadas 100% sem perder vida útil. Ocorre que nesta nova tecnologia esta descarga é muito maior do que as velhas chumbo-ácidos. As LiFePO4 podem contar com uma descarga segura de até 80% de sua capacidade sem prejudicar seus cerca de 10 anos de vida útil (ou 6.000 ciclos segundo especificação da GLOBAL), contra os 20% das estacionárias antigas que possuíam de 3 a 5 anos de vida útil quando preservadas. Desta forma, podemos considerar que, ao substituir uma chubo-ácido por uma bateria de lítio, estamos quadruplicando a capacidade útil do banco de baterias, claro que considerando suas faixas seguras de descargas e não suas reais e totais capacidades. No caso da troca que fizemos, colocando uma Lítio de capacidade superior à bateria anterior, multiplicamos por 5. A grande vantagem das baterias de lítio com BMS é que é possível programá-la para cortar a saída quando atingir aquela marca de segurança, ao contrário das de chumbo-ácido que, sob um descuido, podem ser drenadas até acabar e danificar. A corrente máxima de descarga recomendada pela Global é de 150A, o que sobra para nosso uso.

“PROFUNDIDADE” DE CARGA: Outra grande vantagem das baterias de lítio está na quantidade de corrente possível de se injetar de maneira segura no momento da carga. Isto significa que o tempo de recarga será menor, ao aumentar a amperagem que está sendo lançada no acumulador. Em motor homes isto pode significar ganhos enormes em duas principais oportunidades. Primeiro quando a bateria é carregada pela rede externa através de uma tomada do local, é possível que em pouco tempo já se complete a bateria, desde que haja um carregador potente. Outra é quando ligamos o motor do carro para carregar a bateria pelo alternador, onde com muito menos tempo ligado, poderá dar carga na bateria para uso prolongado. (Para esta função é sempre recomendado o uso de gerenciados DC-DC). Comumente no nosso trailer possuímos um carregador regulado em 30A para manter uma carga média, porém possuímos uma fonte de 120A para caso de necessidade de recarga rápida. Esta está ainda abaixo da capacidade máxima nominal de recarga da Global que é de 152A. Vale ressaltar que A GLOBAL Lítio possui a chamada “livre recarga de oportunidade”, onde se pode recarregar a bateria seja qual for a profundidade de descarga, tanto rasa quanto profunda sem resultar no temido “efeito memória)

PRESENÇA DE BMS: A GLOBAL já vem equipada com um BMS interno. Ele é responsável por gerenciar diversos quesitos de carga e descarga, além de gerenciar questões internas da bateria. Basicamente ele balanceará e equalizará as cargas das celular internas e controlará a entrada e saída de energia protegendo de sobrecarga e subcarga. Foi o que observamos nos nossos testes. As baterias de lítio, apesar de performance muito superior às demais tecnologias, precisam de um controle rigoroso de carga e equalização das células internas, do contrário pode se deteriorar muito rápido. O BMS faz exatamente esta tarefa e na tela do APP dá pra acompanhar tudo muito bem ilustrado.

COMUNICAÇÃO BLUETOOTH: A bateria possui esta importante forma de comunicação, o que torna realidade o uso do aplicativo no celular para acessar as informações e configurar os parâmetros. É certo que o alcance não é dos mais longos, mas se dá pela tecnologia e pela bateria estar dentro de um bagageiro. No nosso caso, a bateria está em um baú abaixo do sofá do trailer. Como é pequeno, tem alcance de todo o trailer e também quando estamos fora na lateral esquerda dele. Só não foi possível alcançar lá do carro em viagem. Porém, em um outro teste da bateria como auxiliar no porta-malas do nosso carro, aí o APP se comunicava tranquilamente lá do volante, podendo monitorar a bateria durante o percurso. Para alcançar no caso do trailer, existem repetidores de bluetooth que prometem entender este alcance, o que está na nossa lista de “brinquedos” a ser adquirido.

BALANCE BSM  – APLICATIVO: Confessamos que demorou até descobrirmos o aplicativo correto para o monitoramento da GLOBAL. Isto porque a informação não acompanhava a bateria. Em contato com o pessoal da Global, eles nos apontaram o APP correto que está disponível nas opções do Google Play e do Play Store do IOS.

Mesmo não fazendo uso de nossas baterias nem em série nem em paralelo, o fabricante recomenda da seguinte forma o uso delas associadas:

CONCLUSÃO: Simplesmente mais do que dobramos nossa capacidade prática e mais que quintuplicamos a capacidade nominal de nossa reserva de bateria do motor home. Se antes usávamos uma bateria de chumbo-ácido estacionária de 220Ah com profundidade de descarga recomendada de 20%, significa que tínhamos uma reserva de 44Ah. Isto quando NOVA, pois no nosso caso, com 3 anos de uso ela já estava quase no fim da vida. Agora com a GLOBAL de Lítio de 304Ah e profundidade de descarga recomendada de 80% temos uma reserva de 243,2Ah, ou seja, mais de 5,5 VEZES a capacidade anterior para uma bateria que irá durar muitos anos mais. O produto nos passou uma extrema confiança, onde seguiremos mantendo-a em uso permanente no trailer.

ONDE COMPRAR: Diretamente com a  GLOBAL através de vendas próprias.

CARACTERÍSTICAS: LFP 12-304 – Tecnologia: LiFePO4 (Lítio Ferro Fosfato) – Células: Novas com qualidade grade “A” – Certificação das Células: UL – Standard for Safety for Lithium Batteries (UL 1642) – Tensão Nominal: 12Vcc – Capacidade Nominal (C20 a 25°): 304Ah – BMS smart: Integrado na bateria para gerenciamento de carga e descarga – Equalizador Ativo: Incluso para balanceamento das células – Corrente Máxima de Descarga: 150A – Corrente Máxima de Recarga: 0,5C – Tensão Máxima de Recarga: 14,6V – Recarga de oportunidade: 100% compatível (sem efeito memória) – Autodescarga: 2% ao mês (25°C) – Tensão Mínima de Descarga (corte): 10,5V – Conexão Série: Máximo de 4 baterias em série (4S) para aumento de tensão – Conexão Paralelo: Máximo de 4 baterias em paralelo (4P) para aumento de capacidade – Monitoração Local: Display LCD com indicadores visuais de SOC, tensão, corrente, temperatura, alarmes etc – Monitoração Remota: App para conexão via bluetooth com celular – Proteções Elétricas e Eletrônicas: Sub e Sobre tensão | Descarga excessiva | Sobrecarga | Curto circuito | Equilíbrio celular | Sub e Sobre temperatura | Alarme sonoro para final de descarga – Comunicação: Opcional (CAN, RS485, UART, USB etc) – Vida útil (25°C): 3000 ciclos para 100% DOD / 4000 ciclos para 80% DOD / 6000 ciclos para 50% DOD – Estimativa de Uso: 10 anos – Case: Plástico ABS anti-chama – Terminais: M8 – Torque de aperto dos terminais: Máximo 6 Nm – Temperatura de operação (descarga): -20°C a +60°C (operação ideal a 25°C) – Temperatura de operação (recarga): 0°C a +55°C (operação ideal a 25°C) – Dimensões (A x L x P): 245 x 190 x 345 mm – Peso: 28 kg – Grau de Proteção: IP65 – Umidade Relativa do Ar: 5 a 95% (sem condensação).

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi cedido definitivamente pela GLOBAL que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos em nosso TRAILER modelo KG-330, no Estado do Rio de Janeiro e em viagens até o Sul do país.

source

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *